terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Brega: vc nuzinho

MÚSICA!!! Siiiiiiiim !!!
Muita música p alegrar o dia :D
Sempre gosto d regar meus dias com canções q acabam tornando-se trilhas do dia-a-dia. Algumas acabam entrando pra lista das preferidas, digamos, sem pedir licença.
Pra quem transita mto no centro do Recife, como é meu caso, tem música dos mais variados gostos. Mas o q impregna é o BREGÃO !!! Adoooooooooooro
O danado do refrão sempre fica na cabeça, grudado. Para os q não simpatizam é um inferno! rsrsrssr Não tem jeito, vc aprende assim mesmo.
Dobrou a esquina lá está um carrinho em alto e bom som: "Engraçadinho, eu falo mesmo / Engraçadinho, eu falo alto/ Vai devagar q eu to d salto / Vai devagar q eu to d salto"...
Aí vc passa dá uma cantarolada... Uêêêpa !! Pronto! Grudou! kkkkkkkkkk
Brega, gênero contagiante. Do romântico ao profano.
Os CD's vão surgindo e multiplicando-se . DJ's, MC's e bandas, nem se fala! Leozinho, Beirinha de Fora, Cego, Serginho, Nado Som, Nino (lá da minha praia \O/ kkkk), Lapada, Top 10 etc etc.
Citando a Top 10 lembro-me d um verdadeiro debate surgido na sala dos professores a partir da música "Quem tira onda 'é' eu" (febre nas esquinas, botecos, casas d show e esquinas do Recife). "Q música horrível" , diziam... "Como isso tornou-se popular?" "O brega é uma desgraça; o retrato da miséria da nossa população".
Concordo q muitas letras não são nada didáticas e instrutivas. Mas será q é isso q as pessoas avaliam mesmo ao julgar o gênero musical em questão? Lancei a seguinte pergunta a um dos professores:
- Sua filha mais nova é fã de qual cantora mesmo?
- Ivete Sangalo, colega...
Meu colega d trabalho ou está alheio ao gosto musical da filha, esqueceu definitivamente o repertório da cantora ou mesmo acha que o fato d pagar 40 ou 60 reais p filha assistir ao show da Veveta na melhor casa de show da cidade tapará os ouvidinhos da moçoila na canção "Chupa toda", ou mesmo "Canudinho", da Nega do Babado (q a baiana fez questão d levar p os 4 cantos do Brasil em turnê).
Ebolição na sala dos professores!!! kkkkkkkkkk
Quer ver gente enlouquecer? Cantar em massa? Basta trocar a "roupa", o canal d emissão da música: " Quem tira onda é eu" em ritmo d forró na voz da Solange da banda Aviões do Forró, rodeada d mulheres esculturais (mas que fazem os mesmos movimentos das garotas da Top 10, q os marmajos tb amam).
Acho puro preconceito.
É certo q mtas letras chocam. Mas não há como fugir: é relato (mtas vezes agressivo) da realidade da população periférica. Influenciável e contagiante, ritmo animal. Sim!! A batida, o jogo gestual, a sensualidade ou sexualidade, segredos revelados, vc sem roupa! Ops! É feio, não pode kkkkkkkkkkkk E quando falo que desnuda, é pq desnuda a TODOS. Dá até vergonha... rsrsrsrsr
Daí o motivo d partir do gueto, dos esconderijos, do escurinho... Aí vai estourando... Eeeita a vizinha ao lado tá escutando, fulaninho(a) do trabalho larga na sexta e vai correndo p bar (repertório: aquele breguinha básico), compro um CD só p escutar como são as músicas, coloca-se a melodia no toque do celular (só a melodia, pq a letra é feia !!!! kkkkk). De repente, não mais q de repente vira trilha.
Trocando rapidinho d gênero, só p exemplificar é relevante citar o João do Morro: morador do Morro da Conceição, negro, pobre. Quem diria que canções como: Chupa que é d uva, Frentinha, Gigolô, Papa Frango, Me ter, Sinal de Puta e Balaiagem cairiam no gosto da elite (q pensa q é pensante e blindada) jovem ? Resultado: ano passado, casas d shows chiquéérrimas lotadas (em dias d semana !!!) com os shows do cantor. E o q dizer dos churrascos e confraternizações em geral? kkkkk Eita bagaceira kkkkkk
É amigo(a), o cabra acaba se revelando com essas músicas rsrssrsrs E mta gente não gosta d fazer isso. Pura bobagem. É certo q tudo é gosto. Ninguém é obrigado a gostar d tudo.
Mas minha tese é: tal qual a roupa q vestimos em ocasiões diferentes e a linguagem q usamos o música pode ser usufruida d maneira positiva em determinadas situações.
A não ser q vc curta lavar o carro, fazer uma faxininha no quarto, churrasquinho com amigos escutano Bach, Bethoven kkkkkkkkkk Fala séééério.
Agora vai p sala e solta um brega romântico (alto p todo mundo ouvir) ou profano (tire as crianças da sala !!!).
Esperimente ficar nuzinho no verão ;D
Ah! Não esquece de fazer o "L" kkkkkkkkkkkkk
Bjuuuus

3 comentários:

  1. Amiga, acabo de intitulá-la a FILÓSOFA DO BREGA!. Muito pertinente seu texto sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkk Afinal, quem tira onda 'é'eu amiga... uauuauauaau
    Sou assim, não vou mudar (só NÃO faça o q quiser d mim) hehehehe

    ResponderExcluir